Christian Gabriel

Nome Completo
Christian Gabriel Luis da Costa

Idade
19 anos

Cidade Natal
Sertãozinho - SP

Data de Nascimento
10/05/2002

Classe
T37

Medalhas Mundiais
Ouro - Mundial Juvenil em Nottwil 2019 (100m T37)
Ouro - Mundial Juvenil em Nottwil 2019 (200m T37)

Natural de Sertãozinho, interior do estado de São Paulo, Christian sempre foi uma criança bastante ativa. Mas na hora de realizar os primeiros passos, sua mãe notou que ele tinha uma grande dificuldade de locomoção. Depois de alguma investigação, foi diagnosticado com uma Paralisia Cerebral, de causa desconhecida. Com pouco mais de um ano de idade, começou a fazer fisioterapia e exercícios, que o acompanham desde então.

A dificuldade de locomoção nunca foi uma barreira. Extremamente agitado, sempre deu muito trabalho aos professores de diretores de sua escola. Durante uma suspensão por mal comportamento, aproveitou o tempo livre para acompanhar um amigo ao Centro Olímpico Maria Zeferina. Lá conheceu o atletismo, que começou a praticar como forma de lazer. Descobriu que sua condição o credenciava para competir no Atletismo Paralímpico na classe T37, dedicada a atletas com alguma dificuldade motora devido a paralisia cerebral.

Em pouco tempo a brincadeira foi ficando séria, com a conquista de títulos regionais e estaduais. Em 2019, aos 17 anos, foi convocado pela primeira vez para representar o Brasil em uma competição internacional, o Mundial de Jovens. Voltou da Suíça com duas medalhas de ouro, nos 100 e 200 metros.

Em 2021 teve uma evolução enorme em sua condição física e em seus tempos melhoraram bastante, alcançando a segunda colocação do ranking mundial dos 100 metros e a sexta posição nos 200m. Esses tempos garantiram a convocação de Christian para representar o Brasil na Paralimpíada de Tóquio e o tornaram em um dos favoritos para a conquista de medalhas em sua classe.