Verônica Hipólito anuncia a criação do Time Naurú

A medalhista paralímpica apresentou nas redes sociais a criação de uma nova equipe de atletismo para mudar a realidade do esporte no Brasil.

Foto: Alexandre Urch - Para maior qualidade: https://flic.kr/p/2iEUZMZ

A atleta e medalhista paralímpica Verônica Hipólito anunciou em suas redes sociais ao longo do mês de março a criação de uma equipe de atletismo paralímpico, a Naurú. O nome da equipe vem da etimologia Tupi Guarani, e significa bravo, herói, guerreiro. Além de todo este simbolismo, o termo Naurú ainda pode ser utilizado para referenciar tanto homens como mulheres, sem distinção de gênero.

A ideia da criação da equipe veio das experiências ruins que a atleta teve ao longo de sua carreira. Nos clubes por onde passou sempre enfrentou falta de profissionalismo, sofreu casos de assédio, cobranças excessivas e promessas não cumpridas. “Se eu, que sou uma atleta respeitada no meio esportivo sofro com essas condições, imagine as meninas em começo de carreira” pondera Verônica. E conversando com outros atletas descobriu muitas outras histórias parecidas, como o não pagamento de valores acordados, assédios, abusos e até a falta de material adequado de competição, como um simples uniforme.

A Naúru tem como missão principal focar todo os seus esforços na evolução dos seus atletas, dentro e fora das pistas, oferecendo oportunidades de crescimento constante, com assessoria de comunicação, busca de patrocínio, media training, educação financeira, línguas e outras atividades voltadas para o crescimento dos atletas.

Equipe já nasce campeã

O projeto agradou em cheio os atletas. Muitos deixaram suas equipes e mudaram para a Naurú, mesmo sabendo que no primeiro ano a equipe não iria oferecer nenhum benefício financeiro. Alguns inclusive se propuseram a ajudar na estruturação inicial da equipe, bancando salário para alguns atletas que ainda não recebem nenhuma bolsa.

Além de Verônica, fazem parte da equipe o multicampeão Felipe Gomes e vários medalhistas do último campeonato mundial de atletismo em Dubai: Fabrício Ferreira, Gabriela Mendonça, Jhulia Santos, Tascitha Cruz, Viviane Ferreira e Washigton Júnior. Ao todo a equipe conta com 15 atletas e 5 guias. No currículo dos atletas temos 30 medalhas parapan-americanas, 14 medalhas em mundiais e 9 medalhas paralímpicas.

Segundo Verônica, diversos atletas procuraram a Naurú no início do ano, querendo fazer parte do projeto. “Tivemos que fazer uma seleção, para ficar apenas com um número de atletas que pudéssemos atender” disse Verônica. Ainda segundo a atleta, foram selecionados aqueles que se identificavam com os valores do projeto com uma visão de mundo e ações positivas.

Estrutura sólida

Para a realização do sonho de criar uma equipe do zero Verônica contou com muita ajuda. Desde o início foi apoiada pelo empresário André Nogueira. Amigo pessoal da atleta, André ajudou na idealização da equipe, participou de toda a estruturação, desde a escolha dos atletas até a criação da marca e dos conceitos fundamentais do time. Outra peça chave para a criação da equipe foi o treinador Luiz Antônio “Maceio”. Lider da APIN, principal equipe de natação paralímpica do país, Maceió ofereceu toda a estrutura de sua equipe para a criação da Naurú.

Dessa maneira, como o braço do Atletismo da APIN a Naurú já nasceu com toda a estrutura pronta para a inscrição dos atletas nas competições e com a possibilidade imediata de realizar captação de recursos através das leis de incentivo ao esporte. Qualquer empresa pode imediatamente destinar seus recursos de impostos para a equipe.

Futuro para mudar o esporte

Apesar da complicada situação em que o mundo vive, a Naurú segue trabalhando e planejando suas ações futuras. “Seguimos treinando em casa, e buscando apoiar os atletas. Nos próximos dias vamos fazer muitas lives para trazer conteúdo diferenciado para eles” cita Verônica. Além disso a equipe segue com o atendimento individualizado com os atletas, auxiliando nas redes sociais, elaboração de currículos e na busca de patrocínios e oportunidades.

E nos próximos dias a Naurú também promete uma aproximação maior com os torcedores e apoiadores. “Desde que apresentamos nosso uniforme, todo mundo quer um igual” diz Verônica. “Então pretendemos iniciar a venda de material ligado a aquipe, como camisetas e bonés, completa.

E para finalizar ainda existe o plano de criar um programa de sócio torcedor, nos moldes dos clubes de futebol, que aproxime o torcedor do atleta, oferecendo material exclusivo, muitas experiências, e que atraia o fã para as competições. “Não vemos a hora das competições voltarem para colocar tudo para funcionar”, finaliza Verônica.

Assessoria de Imprensa Naurú

Lista completa de Atletas da Naurú

Agata Godoy, 22 anos, classe T63.
Christian Gabriel, 18 anos, classe T37.
Davi Wilker, 23 anos, classe T13.
Fabricio Ferreira, 22 anos, classe T12.
Felipe Gomes, 34 anos, classe T11.
Gabriela Mendonça, 22 anos, classe T12.
Géssica Araújo, 19 anos, classe T63.
Jardenia Felix, 16 anos, classe T20.
Jhulia Santos, 28 anos, classe T11.
Julyana Silva, 24 anos, classe F57.
Raísa Marcelino, 26 anos, classe T13.
Tascitha Oliveira Cruz, 26 anos, classe T36.
Verônica Hipólito, 24 anos, classe T37.
Viviane Ferreira, 24 anos, classe T12.
Washington Jr, 23 anos, classe T47.
David Lincoln, 21 anos, atleta guia.
Mateus Oliveira,  23 anos, atleta guia.
Newton Vieira, 29 anos, atleta guia.
Jonas Silva, 33 anos, atleta guia.
Jackson Silva, 27 anos, atleta guia.

Mais informações sobre a Naurú

Para a lista e perfil dos atletas: https://www.nauru.com.br/atletas
Para fotos dos atletas: https://www.flickr.com/photos/timenauru/albums

Contato