Jardênia Felix

Nome Completo
Jardênia Felix Barbosa da SIlva

Idade
16 anos

Cidade Natal
Natal - RN

Data de Nascimento
09/09/2003

Classe
T20

Natural de Natal, Jardênia sempre foi uma criança muito ativa. Praticou diversos esportes como taekwondo e futebol. Aos 13 anos encontrou o atletismo e foi paixão à primeira vista.

Aos poucos foi evoluindo no atletismo, mas seu técnico de atletismo notou que Jardênia tinha dificuldade de atenção, e na escola além da falta de atenção tinha muita dificuldade no aprendizado. Foi quando uma psicóloga a diagnosticou com déficit de atenção, que junto com a dificuldade de aprendizado a credenciaram para participar de provas paralímpicas na classe T20, voltada para atletas com deficiência intelectual.

E no Atletismo Paralímpico teve um começo fulminante. Em pouco tempo conquistou medalhas nas olimpíadas escolares e em 2019 foi convocada para representar o Brasil em duas competições importantes. No Mundial de Jovens na Suíça conquistou uma medalha de prata nos 400m e a medalha de ouro e o recorde das américas no salto em distância. E no INAS Global Games, que é considerada uma paralimpíada para deficientes intelectuais, conquistou duas medalhas de bronze, nos 100m e 200m. 

Com apenas 16 anos de idade, Jardênia é uma das apostas da Naurú para o futuro.