Thomaz Ruan nasceu em Jundiaí-SP, com uma má formação no braço direito. Quarto e último filho de uma família simples e extremamente amorosa, nunca encarou a sua deficiência como um problema. Aos 7 anos foi apresentado ao esporte no PEAMA, programa de inclusão esportiva da Prefeitura de Jundiaí. Durante cinco anos praticou diversas atividades esportivas no programa, até conhecer o Atletismo, onde se encontrou.
Ao completar 13 anos passou por um momento difícil que marcou a sua vida: a perda do pai, vítima do câncer. Passou a se dedicar ainda mais ao esporte e logo começou a se destacar. Aos 15 anos passou por uma experiência nos esportes de inverno, participando da Copa do Mundo de Ski Cross Country, mas logo voltou ao atletismo.
A dedicação exclusiva ao atletismo deu resultados. Com 17 anos foi campeão Parapan-Americano de Jovens nos 100, 200 e 400 m, e campeão Mundial de Jovens nos 400m, feito que repetiu em 2019. No atletismo adulto, foi convocado para representar o Brasil no Campeonato Mundial em Dubai, onde conquistou a medalha de prata nos 400m e conqquistou o Indíce para disputar os Jogos Paralímpicos de Tóquio. E em 2021, alcançou em Tóquio sua maior conquista, a medalha de prata nos 400m.
Com apenas 20 anos e já medalhista paralímpico, Thomaz é um dos principais nomes do atletismo brasileiro para a próxima década.