Washington Júnior

Nome Completo
Washington Assis do Nascimento Júnior

Idade
24 anos

Cidade Natal
Rio de Janeiro- RJ

Data de Nascimento
20/12/1996

Classe
T47

Washington Junior

Medalhas Paralímpicas

  • Bronze - Tokyo 2020 (100m T47)

Medalhas Mundiais

  • Prata - Dubai 2019 (100m T47)

Nascido numa família humilde na Cidade de Deus, Washington dedicou sua infância ao Futebol, sem se preocupar com a má formação congênita de seu braço direito. Muito veloz e habilidoso, queria ser jogador profissional e fazer muito sucesso na Europa. Entre uma partida e outra, foi apresentado ao esporte paralímpico por uma amiga de sua mãe. Ela trabalhava em um projeto esportivo para pessoas com deficiência e lhe deu um livro com as atividades da instituição e o contato de Jorge Chocolate, um dos mais conhecidos atleta-guia do Brasil. E assim, aos 15 anos, começou a treinar e competir no Atletismo Paralímpico. 

Apesar do grande potencial, os resultados não vieram rápido. As condições de treino não eram as melhores e Washington perdia muitos treinos devido aos constantes toques de recolher decretados em sua região. Isso o deixava sempre um passo atrás de seus adversários. Em 2018 mudou para São Paulo e passou a treinar no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, com o acompanhamento direto dos técnicos da seleção brasileira e a companhia de diversos atletas, como seu ídolo e adversário Yohansson Nascimento. 

Com a melhora na preparação, seus tempos evoluíram ano a ano. No final de 2019 conquistou a medalha de prata nos 100m do mundial de atletismo paralímpico em Dubai, numa conquista muito representativa para o Brasil, com três brasileiros no pódio. Além da medalha, alcançou o índice para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

E em 2021, alcançou a maior conquista de sua vida, a medalha de Bronze nas Paralimpíadas de Tokyo nos 100m da classe T47.